Conheça o Gato Siberiano
O Gato Siberiano é um belo exemplar de pet para se ter em casa, com muitas qualidades e uma beleza exuberante. Se tem registro desta raça na Rússia por volta do século XV, podendo ser mais antiga. Se trata de um gato robusto, com uma pelagem longa que chamou muito a atenção e acabou sendo levado para a Grã-Bretanha no século XIX, apresentado na grande feira de felinos no Cristal Palace, juntamente a várias outras raças de gatos que eram consideradas exóticas aos britânicos em 1871, e acabaram por cair na graça dos norte americanos por meados da década de 90. Na Grã-Bretanha, neste meio tempo, a raça acabou perdendo um pouco de espaço para a raça persa, mas não sem deixar vários artigos sobre suas características antes.
O Gato Siberiano ou Gato Siberiano do Bosque, também fez seu nome pelo restante da Europa, na década de 80, exportado para a Alemanha e trabalhado para os padrões que vemos atualmente. A raça é chamada comumente de siberiano para não ocorrerem associações ao gato norueguês da floresta. Seu porte mediano e imponente chama muito a atenção, que associado a sua pelagem demonstra um animal majestoso e imponente, que sabe bem o que quer.
A raça pode chegar a medir numa média de 90 cm de corpo e cauda, e nos machos seu peso pode chegar a 9,0 kg e nas fêmeas pode se chegar a 7,0 kg, como a maioria dos gatos de grande porte, sua maturação demora mais que os gatos de porte menor, e na raça ela chega por volta dos 3 anos, com isso ele será apenas um grande filhotão na sua casa, muito brincalhão e cheio de energia.
Sua pelagem apresenta uma tripla camada nos períodos de inverno, mas em épocas mais quentes a terceira camada, ficando com eles menos volumosos, mas ainda apresentando um bom volume no pescoço, peito e uma “cabeleira” na nuca, sendo eles bem sedosos, mas se recomenda a escovação para uma melhor caracterização do pelo, remoção de pelos mortos e quem sabe folhagens. O pelo é impermeável para proteção contra a umidade e o frio, característica marcante em gatos mais selvagens de floresta. Sua estrutura é muito forte, robusta e bem musculada, e são hábeis caçadores, funcionando como gatos de trabalho no controle de pragas em casas.
Assim como o gato norueguês, o siberiano gosta muito de interagir com o seu dono, gosta de contato e carícias e até mesmo de ficar nos ombros do tutor, característica muito forte de seu grande companheirismo. A raça é bem sociável com outras pessoas e animais da casa, mas gosta de ter o seu espaço, e por ter uma grande proximidade com seus tutores é muito comum eles interagirem com miados e murmurinhos, sendo até bem falantes, gostando de uma boa conversa com seus donos segundo alguns relatos.
A raça por ser mais rústica não apresenta uma ótima saúde, apresentando problemas recorrentes de pelagem, ossos ou visão. Mas se recomenda a atenção ao adquirir um exemplar para ser minimizada a probabilidade da cardiomiopatia através de uma seleção e de exames médicos. Se recomenda uma boa alimentação úmida junto a alimentação seca, e muitas fontes de água, pois a raça adora água, principalmente brincar com ela.
Na Polipet vocês encontraram alimentação super premium secas e úmidas para fortalecer o organismo do seu gato, e garantir o desenvolvimento que ele precisa. Brinquedos interativos como ratinhos, caminhas de gato com bolinha e brinquedos de puxar vão estimular o interesse e o cognitivo deles e a saúde em geral. Caminhas confortáveis sempre serão bem-vindas para eles se acomodarem e descansarem.