Conheça o Munchkin
O Munchkin é uma raça que se tornou muito conhecida por conta do tamanho de suas pernas, que são bem menores em relação a seu corpo e bem menores se comparado a proporção de qualquer outra raça, surgindo uma raça compacta. Os gatos com pernas curtas como o Munchkin eram raros, pois esta característica ocorre de forma espontânea por se tratar de uma anomalia de um gene autossômico dominante ligado ao nanismo que pode acontecer em qualquer raça, mas é bem raro.
Esta característica ganhou destaque no Reino Unido em 1930 e na Rússia em 1950, mas acabou sofrendo queda em seus exemplares, assim como outras raças no período da segunda grande guerra, voltando a ter destaque e refinamento por meados de 1980 nos Estados Unidos, quando Sandra Hochenedel adotou uma gata com esta característica, a Blackberry, que futuramente teve descendentes com outro gato com as mesmas características apresentando a raça para as associações na década de 90 e aceita pela TICA e outras organizações, porém eles não são aceitas por todas.
O Munchkin pode apresentar pelagem curta que pode chegar a uma pelagem semi-longa, sedosa e sempre rente ao corpo do animal, mas acaba por necessitar de escovações semanais para evitar nós na pelagem e remoção de pelos que podem grudar e voar pela casa toda. A coloração e padrão do seu pelo pode variar bastante por conta de seus pais, então não é incomum achar exemplares que vão desde o preto, branco e azul até os padrões point, tartaruga entre outros.
A raça tem um comportamento bem tranquilo, calmo e curioso e possui uma boa ligação com o seu tutor, sempre querendo interagir com ele e gosta de observar as atividades que eles estão fazendo e não é incomum os verem sentadinhos observando os tutores, além de serem bem ativos e brincalhões, sendo bem recomendado que se tenha outro gato para lhe fazer companhia já que não é indicado deixar ele sozinho por muito tempo.
Por conta dos genes hereditários dominantes do nanismo, as patas dianteiras e traseiras são proporcionais, mas de tamanho menor, impossibilitando saltos longos, mas não reduz a sua velocidade de deslocamento, pois seu corpo se adaptou a esta necessidade e acabam por se mover como um furão ou lontra. Seu corpo alongado possui um porte médio e os machos podem pesar em torno de 4,0 kg e as fêmeas variam entre os 2,4 e os 3,5 kg, com uma expectativa de vida por volta dos 13 anos, se feita as vacinações adequadas e visitas anuais ao veterinário.
Ao interagir com o Munchkin se deve orientar as crianças sobre as limitações da raça ligada ao seu tamanho e que eles podem se machucar mais fácil e forçar muito suas articulações, pois somente as suas pernas são curtas, o restante do corpo é de tamanho normal. A sua saúde em geral não apresenta problemas, mas se deve atentar a problemas articulares e na coluna por conta do tamanho de suas pernas, principalmente lordose e artrites. O Munchkin é o nome da cidade de pequenas pessoas no conto de O Mágico de Oz e o nome se encaixou bem com as características desta raça.
A alimentação do Munchkin deve ser balanceada, de preferência com baixo teor de gordura e boa porcentagem de proteínas, uma alimentação com rações super premium são importantes por conter vitaminas e serem ricas em proteínas, vitaminas e aminoácidos que auxiliam na manutenção das articulações. Arranhadores são uma necessidade para esta raça para gaste e manutenção de suas unhas e gastar a energia que a raça tem de sobra. Caixas higiênicas são muito importantes para ter um local para fazer suas necessidades, mas se deve atentar a altura da caixa para que o gato possa subir sem problemas.