Conheça o Sokoke.
O Sokoke ou African Shorthair é um gato de origem africana, cujo nome remete a sua origem a floresta de Arabuko Sokoke no Quênia. A raça é recente e se originou no começo da década de 1980, quando a desenvolvedora da raça, Jeni Slater que encontrou uma ninhada de exemplares selvagens e os levou para sua fazenda e os criou, e por seu comportamento calmo e sociável. Futuramente a raça acabou por ir para a Noruega, quando uma amiga de Jane, Glória Moldroup levou um casal para casa dela, uma vez que Jane já tinha começado a desenvolver a raça e seus padrões. Houve um temor por conta da adaptação ao novo clima, pois gatos de climas quentes acabam por sofrer muito com estas mudanças. Mas estes exemplares não tiveram muitos problemas para se adaptar. Em meados de 1984 os exemplares dinamarqueses participaram de uma exibição em Copenhagen demonstrando a nova espécie ao público.
Assim como várias outras raças endêmicas, estes gatos são difíceis de se comprar em outros países, sendo mais encontrados na Europa. Uma característica que se deve atentar sobre isso são as origens das matrizes do exemplar que adquirirá. Os Sokokes têm de vir com certificações de origem do Quênia de seus ancestrais, para que o seu padrão e características sejam preservadas, sejam as físicas e psicológicas.
Os Sokokes são gatos muito ativos, fator que deve ser muito estimulado, seja com torres para que escalem, plataformas para que subam. A raça que teve pouca mudança de suas características naturais, o seu instinto de caça e observação são bem fortes e devem ser estimulados com brincadeiras, interações e principalmente conversas, pois, o Sokoke é um gato falante e carinhoso, gostando de dar pequenas cabeçadas ou usá-las para chamar a atenção. Com isso não se recomenda uma vida em apartamentos, longos períodos sozinhos.
A socialidade do Sokoke é muito forte, não apresentando dificuldades em socializar com outros gatos e cachorros da casa, assim como outras pessoas e parentes do mesmo. Mas a primeiro momento pode se mostrar receoso e distante a primeiro momento, mas logo ele larga esse receio e se entrega aos tutores. Seu corpo é musculoso e atlético, de porte médio, com cabeça pequena e orelhas de tamanho médio para grande, sua pelagem é rajada com uma formação em ostra que é bem característica da raça. Seu pelo é curto e bem rente ao corpo e não apresentando subcamada, mas não é incomum aparecerem exemplares com alguma subcamada, por conta disso a escovação não se torna necessária, mas se recomenda por conta da sensação agradável para o gato.
Uma alimentação bem adequada e balanceada deve ser oferecida, como rações super premium com alta porcentagem de carne em sua composição e até mesmo a introdução de uma alimentação BARF sob recomendação de um veterinário se torna bem-vinda. Sua saúde é bem forte, não sendo acometido pela maioria das doenças que afetam a maioria das raças de gatos, mas visitas anuais ao veterinário para check ups são bem-vindas e indicadas. Sua expectativa de vida pode variar entre os 12 aos 15 anos se bem cuidados.
Antes de adquirir um Sokoke, a prepare para o receber, principalmente telando quintais e sacadas. Internamente arranhadores, caminhas para gatos, caixas higiênicas com areias higiênicas ou granulados higiênicos, bebedouros para gatos ou fontes para gatos, torres para gatos são acessórios para gatos indispensáveis para o seu dia a dia. Alimentos super premium são indispensáveis para a manutenção da sua saúde e manutenção do seu organismo.