Conheça o Gato Serval
Este gato de aparência exótica chamou muito a atenção de criadores no anos 80, por serem criados de forma doméstica em vários lugares do mundo. Mas um fator que deve ser levado muito a sério sobre o Serval é, ele não é um gato. O serval se trata de um felino selvagem, nativo do continente africano e ter um desses em casa não é indicado para criadores amadores, uma vez que ele necessita de cuidados especiais. Em diversos países, uma licença é requirida, inclusive no Brasil, por se tratar de um animal selvagem exótico, ou seja, um animal que não tem nenhum predador natural ou semelhante no pais.
O Serval pode ser “domesticado”, porém nunca vai se comportar como um animal com características domésticas como seus outros parentes, que há gerações foram domesticados pelo homem e modificados mediante as necessidades e suas funções nas cidades. Por ser um animal selvagem, o Serval possui um comportamento muito atento e cauteloso, aparentando ser tímido na presença de pessoas que não pertencem ao seu círculo habitual familiar.
Não se recomenda deixar o Serval interagir com outros animais domésticos, principalmente menores que ele, especialmente os que são naturalmente presas na natureza, como coelhos, furões, chinchilas, porquinhos da índia e aves. A interação com outros gatos pode ser muito perigosa, uma vez que ele é um felino de médio porte, medindo cerca de 65 cm de altura até a cernelha e 85 cm, se contarmos até a ponta da cabeça, quando em quatro patas. Pode chegar a 9 kg nas fêmeas e 18 kg nos machos e normalmente podem saltar até 3 metros, multiplicando o seu peso e com isso podendo ferir gatos menores em suas brincadeiras mais brutas.
A aparência do Serval é única, sua cabeça é pequena e entra em contraste a suas orelhas grandes e longas. Seu corpo é manchado e não tem uma posição uniforme para suas manchas. Seu corpo é forte e atlético como o de felinos selvagens, como um guepardo. Sua alimentação, assim como um felino selvagem, é estritamente carnívora, mas pode necessitar de alguns suplementos por não ter os mesmos alimentos que encontraria no ambiente natural. Os cuidados da sua saúde devem ser efetuados por médicos veterinários especializados em animais selvagens e exóticos.
Não se recomenda que tutores tenham um Serval em apartamentos, uma vez que eles necessitam de espaço para se movimentar e manter a sua saúde, sendo recomendado residir em casas amplas e com quintais abertos. Apesar dos traços selvagens em seu comportamento, eles, se criados desde cedo, criam uma afeição muito grande a seus tutores, mas estes devem se preparar para “brincadeiras” bem intensas e um tanto brutas.
Na Polipet vocês vão encontrar produtos para receber o seu novo morador. Rações úmidas, caminhas confortáveis para ele, assim como arranhadores para gatos grandes, arranhadores em torres para que ele tenha um local alto para observar onde ele está. Caixas de areia, granulados higiênicos, sílicas higiênicas, brinquedos interativos são outros itens muito úteis para receber o seu novo pet