Conheça o Gato Norueguês da Floresta
O gato norueguês da floresta é uma das raças que cativa muito por conta de sua aparência bela, pelagem volumosa e seu grande porte comparada a maioria das raças domésticas habituais. Esta raça é uma raça rústica, utilizada para trabalho na caça de pequenos animais e pragas. O Norueguês da Floresta, é um exemplar de gatos que evoluíram ao padrão que conhecemos atualmente de uma forma natural nas florestas da Noruega, se tornando resistentes às mudanças climáticas locais e as necessidades por alimentos. Existem relatos que a raça era utilizada nas incursões vikings, servindo de companhia e controle de pragas, que atacavam os suprimentos de viagem, por conta de seus instintos de caçador que a raça traz desde suas origens. Mas a raça se adaptou muito bem como gato de trabalho, utilizada em casas, armazéns, navios e estaleiros para controle de pragas.
O gato norueguês da floresta, traz muito na sua aparência os traços de sua origem selvagem e imponente de predador, como sua pelagem abundante pelo seu corpo até a região de início do pescoço, gerando uma aparência de possuir uma juba, colaborando para sua aparência imponente. Sua pelagem possui uma tripla camada de pelo, colaborando para uma melhor impermeabilização corporal. Esta tripla camada colabora para que a neve, umidade e frio não atinjam a pele do gato, e colabora para a diminuição da perda térmica de calor, essencial para sua saúde nas regiões mais frias, mas acaba por prejudicar em regiões mais quentes. Sua pelagem necessita de escovações semanais para se manter sem nós ao longo do tempo. Seu corpo é grande, com uma musculatura bem definida, e ossos grandes, com um olhar sempre atento a movimentações, traços de um bom animal de caça. Seu comportamento é bem calmo e tranquilo, e possui uma alta inteligência, o que o favorece para uma ótima adaptação aos diversos ambientes. O norueguês da floresta é um gato muito sociável, que não se preocupa muito com a presença de outros animais, porém ainda mantém presente seus instintos de caça, não sendo indicada a proximidade a animais que ele pode considerar uma presa, mas se socializados desde cedo estes instintos podem reduzir com os que ele convive.
Apesar das características calmas e observadoras, a raça apresenta muito vigor e energia e não é incomum os verem pulando de armário em armário, em geladeiras e outros locais mais altos, que por conta de seus instintos de caçador, gostam de ficar em locais onde podem ter uma visão mais clara do local onde estão e de possíveis presas. O ganho de peso exagerado é um fator que deve ter muita atenção de seus donos, já que por conta de seu tamanho pode ter a percepção que a raça precisa comer mais que o necessário, mas esta alimentação deve ser bem regrada. A displasia coxofemural infelizmente é um problema que pode acometer a raça, assim como outros problemas que são as alterações de glicogênio, cardiomiopatia hipertrófica, displasia retiniana, sendo estas hereditárias das várias hibridizações ao longo do tempo.
Existe um dimorfismo entre machos e fêmeas, eles podem medir entre 25 e 41 cm, onde se diferenciam por conta do peso, onde fêmeas saudáveis pesam entre 4 e 5 kg e os machos saudáveis variam de 6 a 9 kg. Uma característica interessante da raça é que eles atingem a maturação adulta entre os 5 anos, fazendo que tenham o comportamento de filhotes jovens por muito tempo e sua expectativa de vida varia dos 14 aos 16 anos.
Na Polipet vocês encontraram tudo o que precisarem para receber este novo morador na sua casa. Rações super premium para gatos e rações para pelagem são muito bem-vindas, e rações úmidas para gatos são um prato bem adequado para esta raça. Petiscos, brinquedos, arranhadores grandes e caminhas para gatos que possam ser colocadas em locais mais altos